foto-de-newborn-03

A fotografia ‘newborn’ nada mais é do que fotos de bebês recém-nascidos. O termo ‘newborn’ foi adotado mundialmente, desde o início desta modalidade. A renomada fotógrafa australiana Anne Guedes, famosa pelas suas criações com fotografias de bebês em cenários com flores, deu origem ao ‘newborn’ de hoje, que está cada vez mais presente e valorizado em países como a própria Austrália, Estados Unidos, diversos países europeus e mais recentemente, desde 2011, no Brasil.

Existem diversas modalidades de fotografia de bebês. O estilo ‘newborn’ se caracteriza por criar imagens artísticas, onde o fotógrafo monta um cenário delicado e angelical, usando diversos elementos (conhecidos como props) – como cestos, malas, avião, barco, no qual frequentemente o bebê está peladinho ou embrulhado em delicadas mantas.

QUANDO FAZER?

O ideal é agendar a sessão antes do nascimento do bebê e fazer as fotos durante os primeiros dias de vida, entre os 5 e 12 dias de nascido, mas consegue-se fazer lindas imagens até os 20 dias. Nesse começo de vida, o bebê dorme mais profundamente e o fotógrafo consegue colocá-lo nas posições sem que ele acorde. Por isso, apesar de alguns pais acharem que é melhor fazer as fotos quando o bebê estiver maiorzinho, a sessão corre muito mais tranquilamente nos primeiros dias. Conforme os dias passarem, com a alimentação, o bebê começa a ter cólicas.

E A SEGURANÇA?

É fundamental que o fotógrafo faça as poses com total segurança, respeitando a fragilidade do bebê. Apesar dele apresentar elasticidade nos primeiros dias, ainda não tem força para segurar o pescocinho, por exemplo. Da mesma maneira, a higiene dos itens utilizados é muito importante.

E SE O BEBÊ SENTIR FRIO?

A sessão é feita em local limpo e aquecido. Absolutamente tudo é pensado para preservar a segurança e conforto do bebê.

QUANTO DURA A SESSÃO?

Seu bebê acaba de nascer e está se acostumando à nova vida. A maioria dos bebês dorme profundamente durante a sessão, mas há alguns que querem mamar ou fazem as necessidades bem na hora da foto. Cada bebê é de um jeito e temos que respeitar esse tempo. Por isso, a sessão tem uma duração de aproximadamente 4 horas, pois há paradas para mamar e/ou limpar o bebê.

foto-de-newborn-11
foto-de-newborn-51
foto-de-newborn-30

E OS ACESSÓRIOS?

O Estúdio Pilar Photo oferece os cenários e acessórios utilizados durante a realização do ensaio.

A SESSÃO INCLUI A FAMÍLIA?

Os membros da família – papai, mamãe e irmãos do bebê são incluídos na sessão (taxa adicional para fotografias com outras pessoas). No entanto, se houver crianças pequenas, é aconselhável o pai levar ao parque e só trazer no momento de fazer as fotos, pois é uma sessão cansativa.

O QUE ESTÁ INCLUÍDO?

O Pacote  Newborn inclui um photobook de capa dura tamanho 25 cm x 25 cm, contendo 20 imagens. Adicionalmente, é entregue um CD com as 20 imagens em alta definição. Fotos extras podem ser adquiridas sob consulta.

DICAS GERAIS

Maquiagem, cabelo e unhas bem feitas dão o toque final à beleza das imagens. Caso a mamãe precise de uma maquiadora e/ou cabelereira, nos avise com antecedência para contratarmos uma para o dia da sessão (serviço não incluso no valor do pacote). Como fazemos fotos com o papai segurando o bebê, aconselhamos verificar que ele também esteja com as unhas cortadas e limpas.

QUE ROUPAS USAR?

Camisas ou vestidos de cores claras, com renda ou alguma peça delicada na mamãe, caem bem, mas se não tiver, não se preocupe. Para o papai, traga uma camisa ou camiseta preta e uma branca. Importante evitar camisas com estampas ou com marcas (como Nike, Under Armour, etc). Ao combinar as roupas dos pais e filhos, dê preferência a cores claras e lisas. Se a família inteira vestir peças combinando branco e azul, por exemplo (que pode ser tão simples como jeans e camisa branca), consegue-se uma boa unidade visual. Todos de branco com um detalhe de outra cor também fica legal.

POR QUE A SESSÃO É DE MANHÃ?

Como as fotos são feitas com luz natural, o ideal é fazer o ensaio na parte da manhã, começando geralmente por volta das 9h00.  Assim, aproveita-se melhor a luz e a família é liberada por volta das 13h00.

CONSIDERAÇÕES

Embora a sessão não dure mais do que 4 horas, é bom não ter um compromisso inadiável na sequência, para poder aproveitar ao máximo o momento.

Caso alguém esteja doente no dia, a sessão será remarcada para evitar contagiar o recém-nascido.

Entre em contato






"Uma foto é saborear a vida intensamente, a cada centésimo de segundo."

Marc Ribaud